sábado, 6 de outubro de 2012
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
FÉRIAS
Longe vão os tempos das férias na praia dos tesos. Ir pela manhã ao cais dos barcos, apanhar a "chata" e remar com o mestre até ao Alfeite, descer junto aos pilares e passar o dia naquele areal que se estende quase até Cacilhas. Junto à seca do bacalhau, os corpos estiravam-se ao sol, o areal pejado de cascas de ostras, mordiam os pés de quem sem cautelas jogava uma peladinha. O rio, mar de taínhas e robalos, merecia um mergulho e o povo, zé teso, mergulhava nas ondas que o velho Sul Expresso fazia quando passava rente aos pilares, sem ponte, que essa já tinha marchado para outros lugares. Hoje vou de férias para Vilamoura mas tenho saudades da velha praia dos tesos.
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Estádio do Bravo
Magnífica vista aérea do estádio do Seixal F.C. que segundo parece foi vendido ao Sport Lisboa e Benfica, para utilização da sua equipa B de futebol. Tantas são as memórias que eu tenho deste espaço que relevo esta transacção do clube da minha vida para o clube da minha paixão. Aqui aprendi a jogar futebol, aqui aprendi a jogar basquetebol, aqui passei os dias da minha infância e da minha adolescência. Foi aqui que festejei as grandes vitórias de um pequeno grande clube. Dos regionais à 1ª divisão, eu e o meu grupo de amigos ( o José João "Peyroteu", o zé Pocariça, o Cândido Campia, o Domingos Borruga, o Eduardo Palaio entre outros) percorremos o país atrás da nossa equipa. Éramos a claque, desorganizada, mas sempre presente. Tantas histórias que encerra este estádio, que espero ainda poder vir a contar, aqui ou em livro se para tal a inspiração assim o ditar.
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
quarta-feira, 25 de julho de 2012
segunda-feira, 23 de julho de 2012
| |||||||||||||||
sábado, 23 de junho de 2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
SEIXAL
segunda-feira, 18 de junho de 2012
domingo, 10 de junho de 2012
GENTE DA MINHA TERRA
Vou começar hoje a escrever sobre algumas personalidades que se notaram e deram visibilidade ao nosso querido Seixal. Vou falar hoje de Francisco Nobre e começo por ele porque, além de ser meu tio foi das pessoas que marcaram a minha juventude. Adepto do Seixal Futebol Clube e do Grupo Desportivo Mundet, onde foi dirigente e ensaiador das meninas da patinagem artística. Francisco Nobre foi durante a sua vida funcionário da Fábrica de cortiça Mundet. Pertenceu à Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense, foi árbitro de Hóquei em patins e um amante das artes. Fotografou, filmou, foi jornalista no jornal Mundo Desportivo e sobretudo foi poeta com vários prémios no currículo. Por isto tudo Francisco Nobre merece o realce aqui no meu blog.
segunda-feira, 21 de maio de 2012
AS NOSSAS INDÚSTRIAS
Na nossa lembrança ainda estão a Mundet, a Wicander, a Fábrica da Lã, a Fábrica da Seda, a Unisotra, a Fábrica da Sardinha, a Siderurgia Nacional e tantas outras de dimensão mais pequena que no nosso concelho produziam e davam trabalho a milhares de trabalhadores. Onde estão? que lhes fizeram? e que falta fazem ao nosso tecido industrial. Que indústria temos nós agora no concelho? Se calhar a indústria do "desemprego"...
sábado, 12 de maio de 2012
DA BAÍA DO SEIXAL PARA A BAÍA DE LUANDA
O mundo é pequeno, e neste caso aplica-se aqui com propriedade. No primeiro dia da chegada a Luanda vindo do "puto" encontrei o João "Ratada", seixalense como eu. Eu de chegada, ele de partida. Nunca mais soube nada dele. Também em Luanda e após alguns dias de estadia, encontrei o César, antigo futebolista so Seixal Futebol Clube. Eu de chegada, ele de partida, infelizmente César não a partida para a nossa terra, mas para o outro lado da vida.
sábado, 5 de maio de 2012
BAÍA DO SEIXAL
A baía do Seixal, braço de mar do rio Tejo, a que deram o nome de Judeu, abraça quase todo o concelho da cidade do Seixal. Foi aqui que muitos seixalenses aprenderam a nadar, foi daqui que o S.Gabriel e o S.Rafael partiram para a Terra Nova em busca da pesca do bacalhau, foi daqui que muitos embarcaram nos pequenos cacilheiros para rumarem a Lisboa. Foi aqui, quando a maré estava baixa, que muitos seixalenses iam apanhar lamujinhas e ostras. E quando da maré cheia, em volta das muralhas, dezenas de pescadores lançavam o isco para enganar o pescado. E da baía chegavam e zarpavam fragatas, carregadas de produtos.
A baía do Seixal, braço de mar do rio Tejo, a que deram o nome de Judeu, abraça quase todo o concelho da cidade do Seixal. Foi aqui que muitos seixalenses aprenderam a nadar, foi daqui que o S.Gabriel e o S.Rafael partiram para a Terra Nova em busca da pesca do bacalhau, foi daqui que muitos embarcaram nos pequenos cacilheiros para rumarem a Lisboa. Foi aqui, quando a maré estava baixa, que muitos seixalenses iam apanhar lamujinhas e ostras. E quando da maré cheia, em volta das muralhas, dezenas de pescadores lançavam o isco para enganar o pescado. E da baía chegavam e zarpavam fragatas, carregadas de produtos.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
TEMPOS DE GLÓRIA
Nos tempos em que as balizas eram "quadradas" o Seixal Futebol Clube era uma máquina. Desde a terceira divisão à primeira tudo foram êxitos. Aqui após um qualquer desafio e no campo do Bravo, hoje estádio, a "malta" que acompanhava o clube para todo o lado: José João o "Peyroteu", Júlio Mira e o José Pocariça. Em baixo: Cândido Campia e o Domingos "Borruga". A malta do Bairro Novo estava em todas.
terça-feira, 1 de maio de 2012
RESIDÊNCIA DA WICANDER
Esta foto foi tirada junto ao edifício, pertença da fábrica e onde viviam alguns trabalhadores da Wicander. Este prédio estava exactamente onde estão hoje as casas da foto anterior. Moravam aqui o senhor Eufrásio, o motorista Hildefonso, a dona Salomé, a família Parrana e també estava localizado o posto médico com a enfermeira Jacinta. Na foto estão a minha irmã Maria Antónia, o meu irmão Carlos Alberto, eu e o meu pai.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
terça-feira, 24 de abril de 2012
Mais uma equipa do bairro, desta vez de futebol de onze. Em cima, da esquerda para a direita: Esmeraldo (o Lhau) José João, Eduardo Travassos, (filho do Albano), Quim, José Pocariça, António Oliveira, Eduardo Palaio e Domingos "Borruga". Em baixo pela mesma ordem: "Quitas",Belo, Bruce, Plácido, Fanoca, José António e Júlio Mira.
Em que ano foi, como se chamava a equipa e contra quem jogámos? S.O.S. malta, ajudem.
sábado, 21 de abril de 2012
RECORDAÇÕES ANO ZERO
Ontem à noite tentei encontrar na net um contacto que me levasse a encontrar um antigo colega de escola, o Abilio Pólvora. Em vão. Nem google, nem facebook, nem sapo. Mas a pesquisa levou-me a um blogue (www.trasdaponte.blogspot.com) que fala do Seixal e da rapaziada que viveu e vive na zona atrás da ponte. Que diabo, pensei e então o Bairro Novo? onde nasci e cresci, e como eu tantos outros. Onde estão eles e as nossas recordações? Tenho que criar um blogue e relembrar a nossa gente e as nossas ruas. Dito e feito. Aqui estou eu para lançar a primeira pedra. Agora tenho que me socorrer de todos para poder mostrar o nosso bairro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






