sábado, 6 de outubro de 2012



 BAIRRO NOVO

Aqui começa o meu bairro. Ao fundo o rio Judeu e o Tejo, à direita as novas casas no lugar onde era a Fábrica de cortiça Wicander e à esquerda a casa dos Silvas.





Seixal Bairro Novo Vista Rio

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O REGRESSO À PRAIA DOS TESOS

Acabaram as férias e mais dia menos dia lá estarei no "meu" Bairro Novo, olhando ao longe o casario de Lisboa e pelo meio a praia do Alfeite ou a praia dos tesos, com a saudade doutros tempos.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FÉRIAS


Longe vão os tempos das férias na praia dos tesos. Ir pela manhã ao cais dos barcos, apanhar a "chata" e remar com o mestre até ao Alfeite, descer junto aos pilares e passar o dia naquele areal que se estende quase até Cacilhas. Junto à seca do bacalhau, os corpos estiravam-se ao sol, o areal pejado de cascas de ostras, mordiam os pés de quem sem cautelas jogava uma peladinha. O rio, mar de taínhas e robalos, merecia um mergulho e o povo, zé teso, mergulhava nas ondas que o velho Sul Expresso fazia quando passava rente aos pilares, sem ponte, que essa já tinha marchado para outros lugares. Hoje vou de férias para Vilamoura mas tenho saudades da velha praia dos tesos.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Estádio do Bravo

Estádio do Bravo
Magnífica vista aérea do estádio do Seixal F.C. que segundo parece foi vendido ao Sport Lisboa e Benfica, para utilização da sua equipa B de futebol. Tantas são as memórias que eu tenho deste espaço que relevo esta transacção do clube da minha vida para o clube da minha paixão. Aqui aprendi a jogar futebol, aqui aprendi a jogar basquetebol, aqui passei os dias da minha infância e da minha adolescência. Foi aqui que festejei as grandes vitórias de um pequeno grande clube. Dos regionais à 1ª divisão, eu e o meu grupo de amigos ( o José João "Peyroteu", o zé Pocariça, o Cândido Campia, o Domingos Borruga, o Eduardo Palaio entre outros) percorremos o país atrás da nossa equipa. Éramos a claque, desorganizada, mas sempre presente. Tantas histórias que encerra este estádio, que espero ainda poder vir a contar, aqui ou em livro se para tal a inspiração assim o ditar.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

NOS GLORIOSOS ANOS SESSENTA A VIAGEM SEIXAL-BARREIRO AINDA SE FAZIA COM ESTAS MÁQUINAS



Image hosted by Photobucket.com


   

quarta-feira, 25 de julho de 2012

FOTO DA PONTE FERROVIÁRIA PREVISTA PARA O SEIXAL  INCLUÍDA NO RAMAL CACILHAS BARREIRO E QUE FOI PARAR A ALCÁCER DO SAL PARA ATRAVESSAR O SADOFicheiro:Ponte em Alcácer do Dal.JPG

segunda-feira, 23 de julho de 2012






Durante anos e anos as festas de S.Pedro foram para mim um marco da minha juventude. O fato novo a estrear, a feira, o carrocel, o cheiro a farturas e a pota assada, as barracas das setas e das espingardas de pressão de ar, as panelas e as loiças de barro vendidas a preço de saldo e sobretudo a procissão. Mas naquele dia, de um qualquer ano que não me lembro, ia a procissão a chegar à ponte prestes a terminar o seu cortejo e na altura do foguetório que era a cereja no topo do bolo, o "maneta" que estava noutro cais a despejar os foguetes, enganou-se, deixou cair o lume para cima dos foguetes e aquele amontoado de pólvora explodiu ao mesmo tempo, causando o pânico geral. Eu e o meu amigo Zé Pocariça, refugiámo-nos junto à paragem das camionetas, o povo corria desalmadamente em várias direcções, a rapaziada que levava o andor largou os varais e o S.Pedro caíu e o "maneta" ia indo para o maneta, pois foi projectado à distância e ficando ferido foi parar ao hospital. Outras histórias eu tenho destes dias de festas, mas esta ficou gravada na memória. Já não vou ao S. Pedro à uns anitos  mas que me lembro sempre do "maneta" lá isso...
Festas de S. Pedro 2012

sábado, 23 de junho de 2012






ESTÁDIO DO BRAVO   
Estádio do BravoQuantas vezes pisei o campo do Bravo, campo de futebol não relvado mas sim um areal seco e rijo onde a rapaziada fazia os seus jogos, todos os dias e mesmo ao Domingo depois dos jogos oficiais. As recordações são e a elas voltarei muitas.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

terça-feira, 19 de junho de 2012

SEIXAL

Seixal - embarcacao tipica.jpg Estas são as fragatas do meu contentamento, que navegavam silenciosas na baía da minha infância; é este o rio judeu, afluente do Tejo, que enche e esvazia a bela baía do Seixal; são estas as marés que traziam os barcos da pesca do bacalhau, vindos da Terra Nova; são estas as águas onde os golfinhos brincavam aos pares por entre botes e chatas deliciando o meu olhar; foi aqui que nasci, à beira rio, desfrutando do casario de Lisboa, ali bem perto, sonho de menino, miragem realidade tantos anos depois. Seixal a dois passos de Lisboa, é um destino que vale a pena visitar, cidade calma, com muitos motivos de interesse, fica a poucos minutos de Lisboa tanto por terra como por mar.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

VISTA AÉREA DO SEIXAL

http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/849C49CD-765B-4516-92AB-4E1DA5B7DE15/11/1_Seixal.jpg 

A curva da Timbre Seixalense, a torre da Igreja e ao fundo a seca do bacalhau, pelo meio as águas do rio Judeu, afluente do Tejo, que preenchem a linda baía do Seixal.

domingo, 10 de junho de 2012

GENTE DA MINHA TERRA


Vou começar hoje a escrever sobre algumas personalidades que se notaram e deram visibilidade ao nosso querido Seixal. Vou falar hoje de Francisco Nobre e começo por ele porque, além de ser meu tio foi das pessoas que marcaram a minha juventude. Adepto do Seixal Futebol Clube e do Grupo Desportivo Mundet, onde foi dirigente e ensaiador das meninas da patinagem artística. Francisco Nobre foi durante a sua vida funcionário da Fábrica de cortiça Mundet. Pertenceu à Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense, foi árbitro de Hóquei em patins e um amante das artes. Fotografou, filmou, foi jornalista no jornal  Mundo Desportivo e sobretudo foi poeta com vários prémios no currículo. Por isto tudo Francisco Nobre merece o realce aqui no meu blog.

segunda-feira, 21 de maio de 2012







AS NOSSAS INDÚSTRIAS
Na nossa lembrança ainda estão a Mundet, a Wicander, a Fábrica da Lã, a Fábrica da Seda, a Unisotra, a Fábrica da Sardinha, a Siderurgia Nacional e tantas outras de dimensão mais pequena que no nosso concelho produziam e davam trabalho a milhares de trabalhadores. Onde estão? que lhes fizeram? e que falta fazem ao nosso tecido industrial. Que indústria temos nós agora no concelho? Se calhar a indústria do "desemprego"...


sábado, 12 de maio de 2012

DA BAÍA DO SEIXAL PARA A BAÍA DE LUANDA


O mundo é pequeno, e neste caso aplica-se aqui com propriedade. No primeiro dia da chegada a Luanda vindo do "puto" encontrei o João "Ratada", seixalense como eu. Eu de chegada, ele de partida. Nunca mais soube nada dele. Também em Luanda e após alguns dias de estadia, encontrei o César, antigo futebolista so Seixal Futebol Clube. Eu de chegada, ele de partida, infelizmente César não a partida para a nossa terra, mas para o outro lado da vida.

sábado, 5 de maio de 2012

BAÍA DO SEIXAL

A baía do Seixal, braço de mar do rio Tejo, a que deram o nome de Judeu, abraça quase todo o concelho da cidade do Seixal. Foi aqui que muitos seixalenses aprenderam a nadar, foi daqui que o S.Gabriel e o S.Rafael partiram para a Terra Nova em busca da pesca do bacalhau, foi daqui que muitos embarcaram nos pequenos cacilheiros para rumarem a Lisboa. Foi aqui, quando a maré estava baixa, que muitos seixalenses iam apanhar lamujinhas e ostras. E quando da maré cheia, em volta das muralhas, dezenas de pescadores lançavam o isco para enganar o pescado. E da baía chegavam e zarpavam fragatas, carregadas de produtos.

Baía do Seixal




In between day and night - Seixal, Setubal

quinta-feira, 3 de maio de 2012

TEMPOS DE GLÓRIA

Nos tempos em que as balizas eram "quadradas" o Seixal Futebol Clube era uma máquina. Desde a terceira divisão à primeira tudo foram êxitos. Aqui após um qualquer desafio e no campo do Bravo, hoje estádio, a "malta" que acompanhava o clube para todo o lado: José João o "Peyroteu", Júlio Mira e o José Pocariça. Em baixo: Cândido Campia e o Domingos "Borruga". A malta do Bairro Novo estava em todas.

terça-feira, 1 de maio de 2012

RESIDÊNCIA DA WICANDER




Esta foto foi tirada junto ao edifício, pertença da fábrica e onde viviam alguns trabalhadores da Wicander. Este prédio estava exactamente onde estão hoje as casas da foto anterior. Moravam aqui o senhor Eufrásio, o motorista Hildefonso, a dona Salomé, a família Parrana e també estava localizado o posto médico com a enfermeira Jacinta. Na foto estão a minha irmã Maria Antónia, o meu irmão Carlos Alberto, eu e o meu pai.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lojas - Arrendamento - Seixal, Seixal

EU NASCI AQUI NA RUA VASCO DA GAMA 48 EM FRENTE À CHAMINÉ DA ANTIGA FÁBRICA DE CORTIÇA WICANDER. A FÁBRICA FOI VENDIDA E OS TERRENOS LOTEADOS PARA CONSTRUÇÃO COMO SE VÊ PELA AMOSTRA. 

terça-feira, 24 de abril de 2012







Mais uma equipa do bairro, desta vez de futebol de onze. Em cima, da esquerda para a direita: Esmeraldo (o Lhau) José João, Eduardo Travassos, (filho do Albano), Quim, José Pocariça, António Oliveira, Eduardo Palaio e Domingos "Borruga". Em baixo pela mesma ordem: "Quitas",Belo, Bruce, Plácido, Fanoca, José António e Júlio Mira.
Em que ano foi, como se chamava a equipa e contra quem jogámos? S.O.S. malta, ajudem.

sábado, 21 de abril de 2012



Mais uma equipa do Bairro, desta vez de basquetebol, num qualquer torneio do Seixal F.C. Em cima, da esquerda para a direita estão o"Quitas", o Belo, o Plácido, o Eduardo Palaio e o José João. Em baixo pela mesma ordem estão o José António, o Cândido Campia, o Fanoca e o Júlio Mira.





Equipa do Bairro Novo que disputou um torneio no ring da Mundet. De pé e da esquerda para a direita: NN, Júlio Mira, Nelson Godinho, e NN. Em baixo: Romeu, Luis Silveira e Manuel Alfredo. Peço ajuda para os NN, pois já não me lembro dos nomes.


Esta é a turma da 4ªclasse do ano de 1954 da professora Idalina. Quantos bairristas estarão aqui? Já nem sei. Reconheço o Hugo, o João Arrábida, o Zé da Costa. Preciso de ajuda!

RECORDAÇÕES ANO ZERO

Ontem à noite tentei encontrar na net um contacto que me levasse a encontrar um antigo colega de escola, o Abilio Pólvora. Em vão. Nem google, nem facebook, nem sapo. Mas a pesquisa levou-me a um blogue (www.trasdaponte.blogspot.com) que fala do Seixal e da rapaziada que viveu e vive na zona atrás da ponte. Que diabo, pensei e então o Bairro Novo? onde nasci e cresci, e como eu tantos outros. Onde estão eles e as nossas recordações? Tenho que criar um blogue e relembrar a nossa gente e as nossas ruas. Dito e feito. Aqui estou eu para lançar a primeira pedra. Agora tenho que me socorrer de todos para poder mostrar o nosso bairro.